PIPE BURSTING, O ÚNICO SISTEMA QUE PERMITE AUMENTAR A SECÇÃO DA CANALIZAÇÃO EXISTENTE.

Recomendado para a substituição de linhas de água potável, saneamento e gás em zonas urbanas.

O sistema Bursting está recomendado para a substituição de linhas de água potável, saneamento e gás em zonas urbanas.
Para a substituição de canalizações, as barras articuladas de lançamento são empurradas desde o poço de lançamento através da canalização antiga até o poço de inserção da nova canalização. Quando as barras chegam a este poço, se acopla uma faca de corte, um cone expansor e a nova canalização, normalmente de polietileno com soldadura a tope.
Para conseguir a sua instalação, a canalização existente deve ser cortada ou fragmentada pelo equipamento de ruptura e expansão, o qual simultaneamente vai incrustando a canalização antiga no terreno circundante e arrastando a nova condução de polietileno.
O equipamento de trabalho consiste em um cabeçote rompedor em forma de faca que, fruto da tração originada por uma estação hidráulica de 100 toneladas de capacidade máxima de lançamento situada no poço de chegada, é capaz de seccionar a canalização existente e instalar a nova.
O Sistema Bursting também pode ser uma opção viável para as situações em que uma canalização existente se colapsa e são necessários grandes trabalhos de escavação, o que não se considera factível nem rentável.
Em muitas ocasiões, a fratura da canalização é uma boa alternativa aos trabalhos de escavação a grande escala. Apesar de que ainda se requerem pequenos poços para o processo de fratura da canalização, estes poços são significativamente menores que as escavações relacionadas com os projetos tradicionais de substituição de canalização civil.